fbpx

Se você está planejando uma viagem pelo Douro Vinhateiro português, sem dúvida, deve saber que é um daqueles lugares onde descobrir seus encantadores recantos se torna uma aventura extraordinária. O Vale do Douro é um cenário vinícola de sonho, onde se podem apreciar as belas e férteis terraças que dão vida às uvas para fabricar o espetacular Vinho do Porto; sim, aquele mesmo que torna nossos encontros com amigos algo realmente especial; por isso não é de admirar que a UNESCO o tenha declarado Patrimônio da Humanidade. E justamente no coração do Douro, temos a encantadora vila de Pinhão; um daqueles lugares com uma beleza tão pura que é capaz de nos encantar irreparavelmente. Se você quiser mais razões para vir conhecê-la e viver um momento agradável entre taças e paisagens harmoniosas, fique neste post e lhe diremos o que ver em Pinhão. 

Onde fica Pinhão?

É uma das zonas mais simbólicas e bonitas da região do Douro, localizada ao norte de Portugal. É uma freguesia pertencente ao município de Alijó, no distrito de Vila Real, situada na margem direita do Rio Douro. Suas paisagens circundantes são de uma beleza peculiar, rodeadas por uma natureza exuberante, acompanhada pelo Rio Douro e, acima dele, erguem-se terraços verticais que tingem as vistas com um festival de cores intercaladas, que vão desde o vermelho, ocre, marrom, laranja e amarelo, absolutamente fascinantes! Além disso, destacam-se as casas senhoriais, solares e quintas, bem como inúmeros mirantes românticos e mosteiros que testemunham a riqueza que o Vinho do Porto tem dado a esta nobre região. 

Quais lugares visitar em Pinhão, coração do Douro?

Nada sobra em cada milímetro que você percorre em Pinhão; o rio avança pacificamente em direção à sua foz no porto fluvial do Porto, enquanto os barcos navegam sem pressa através das diferentes paisagens. Paralelamente ao curso do rio, observa-se o trem da “Linha do Douro” movendo-se sorrateiramente pela ferrovia, proporcionando aos viajantes uma vista panorâmica em alta definição; e se a esta paisagem adicionarmos uma taça de vinho doce e generoso mais uma boa companhia, teremos em nossas mãos o verdadeiro significado da palavra felicidade. 

Degustação de vinhos nas melhores adegas e vinhas do Douro

É praticamente um pecado visitar o espetacular Douro Vinhateiro e não fazer uma degustação de vinhos em uma das melhores adegas, espalhadas por toda a localidade. Portanto, enquanto faz turismo em Pinhão, você pode visitar a Quinta do Bomfim, que é uma das mais representativas, pertencente à família Symington. Essa empresa destaca-se por seus numerosos vinhedos espalhados pela região, onde produzem a mais famosa seleção de vinhos do Porto, como o Dow’s e o Graham’s; além dos tintos e brancos Altano com a denominação de origem Douro. O passeio tem duração de 1 hora e 45 minutos, enquanto o enólogo explica a história e o nascimento da adega, incluindo os detalhes que ocorrem durante o processo de produção do vinho. Lá é possível apreciar o antigo armazém, a sala de barris, bem como o terraço com vistas privilegiadas que deixam você de boca aberta, para depois encerrar na sala de degustação e deleitar os sentidos. 

Passeio pelo Vale do Douro

Existem diversos planos essenciais que você deve fazer durante sua visita ao Vale do Douro. O primeiro deles é o passeio de barco, que também pode ser feito na réplica dos “rabelos” (antigas embarcações usadas para transportar os barris dos vinhedos para o Porto). É realmente uma rota encantadora, na qual você pode apreciar as paisagens repletas de espetaculares vinhas. Outra opção que recomendamos particularmente é subir até a aldeia e chegar ao mirante de Casal de Loivos, um dos mirantes mais privilegiados que lhe permitirá contemplar a melhor vista panorâmica e fotogênica de Pinhão, bem como a foz do rio e grande parte da paisagem vinícola. Mas, em geral, existem diversos mirantes, como São Salvador do Mundo e Vargelas (São João da Pesqueira), São Leonardo de Galafura (Régua) e o do museu do Côa em Vila Nova de Foz Côa, entre os mais destacados. Da mesma forma, é possível obter outra perspectiva magnífica através de uma emocionante viagem de trem na Linha do Douro, que liga as estações de Pocinho e Porto; proporcionando, do início ao fim, uma vista panorâmica contínua das paisagens vinícolas – simplesmente uma experiência memorável! E para os amantes de caminhadas, é possível fazer a trilha de São Cristóvão do Douro, que liga a localidade de Provesende a Pinhão, em um percurso de 5 quilômetros, contornando as vinhas, para descobrir gradualmente as vistas mais interessantes à medida que se ganha altitude.

 Viva uma experiência gastronômica

Algo inegável é a exuberante cultura gastronômica que Portugal e o Vale do Douro oferecem, não fica para trás. Sendo uma região turística, esse vale conserva uma interessante mistura de restaurantes muito exclusivos, com culinária de vanguarda, alinhados com os gostos do Douro Vinhateiro; por isso não pode faltar o suculento cabrito assado, suas geléias caseiras, o bolo de borrachão e as indispensáveis tábuas com embutidos, queijos e frutas frescas, acompanhadas de uma taça de fino Vinho do Porto.

Hospede-se em Pinhão com o Homeboat 

Se você procura uma experiência diferente de hospedagem em Pinhão ou um hotel em Pinhão, não perca o serviço de quartos estilo embarcação que oferecemos com o Homeboat. Com uma localização privilegiada às margens do Rio Douro, na Rua da Praia, a cerca de 26 km do Museu do Douro e 38 km do santuário de Nossa Senhora dos Remédios; disponibilizamos aos nossos hóspedes um quarto totalmente equipado, para que você recarregue as energias depois de visitar o maravilhoso e incomparável Douro Vinhateiro. Conta com Wi-Fi gratuito, banheiro, TV, área de jantar, cozinha, ar-condicionado, estacionamento privado e acesso ao jardim superior com uma vista formidável para o rio. O serviço de refeições à la carte oferece café da manhã americano ou vegetariano. Então não há desculpas, entre em contato conosco e desfrute de uma viagem inesquecível!