Seguramente, já ouviu falar do incrível arquipélago português “Ilha dos Açores”. Aqueles que tiveram o privilégio de passar alguns dias a explorar a sua beleza inigualável e lugares mágicos podem assegurar-vos que os Açores estão cheios de recantos cheios das mais espantosas aventuras e muitos outros permanecem envolvidos num completo silêncio, que vos enche de paz e tranquilidade.

Para o ajudar a descobrir as maravilhosas ilhas dos Açores em Portugal, preparámos este guia com as melhores recomendações do que se pode ver nas nove ilhas dos Açores, bem como algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo este paraíso escondido no meio do Atlântico.

Açores: como chegar?

Se estiver na Europa, nomeadamente em Espanha, uma ligação entre Madrid e o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, só foi possível recentemente, durante a época de Verão, um alguns dias por semana.

Ou pode voar e ligar de qualquer parte do mundo para Lisboa/Porto e depois apanhar um voo de 3 horas (2,25h) para o arquipélago e uma vez lá, pode voar ou apanhar o ferry para qualquer uma das ilhas açorianas.

Ilhas dos Açores em Portugal 

As ilhas dos Açores são um arquipélago situado no meio do Oceano Atlântico na região autónoma de Portugal, a 1403 quilómetros da sua costa e a 880 quilómetros da Madeira; curiosamente, fica a meio caminho entre Espanha e a América do Norte.

A sua topografia é caracterizada pela sua origem vulcânica, cheia de montanhas verdejantes e selvagens banhadas por vegetação espessa, e percursos decorados com belos arbustos de hortênsias, ideais para caminhadas e para alcançar o cume da Montanha do Pico a 2351 metros acima do nível do mar. 

Golfinhos, baleias e tartarugas vagueiam pelas suas águas, fascinando os visitantes que os conseguem avistar durante a sua viagem de barco.

O seu clima é bastante imprevisível, por isso recomendamos que visite os Açores durante o Verão se preferir desfrutar de dias mais ensolarados entre as suas piscinas naturais; embora o seu principal encanto seja sair numa manhã ensolarada e, à tarde, relaxar ao som encantador da chuva.  

O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas vulcânicas, divididas em três grupos geográficos: São Miguel e Santa Maria a leste, Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial na zona central e Flores e Corvo mais a oeste.

A ilha de São Miguel é a ilha mais visitada do arquipélago, a mais povoada e a principal porta de entrada do arquipélago. Em geral, cada ilha tem as suas próprias peculiaridades em termos de clima, vegetação, bem como as atividades oferecidas, pelo que recomendamos que visite o maior número possível de ilhas. 

Portanto, sintonize o seu itinerário, tome nota do que ver nos Açores para não perder a sua beleza singular e a sua grande diversidade e possa aproveitar ao máximo a sua viagem, para que possa viver  momentos inesquecíveis.

Santa María e São Miguel, Açores

São Miguel é a maior e mais turística ilha e está rodeada por exuberantes florestas subtropicais, razão pela qual foi apelidada de “Ilha Verde”. Tem também dois lagos e as espectaculares fontes termais do vale das Furnas. 

Ponta Delgada é a capital e porta de entrada do arquipélago, onde se encontra o aeroporto. Entre a sua costa rochosa e acidentada encontram-se as belas aldeias e vilas históricas cheias de charme e encanto, bem como os jardins botânicos que enchem os trilhos de cor, perfeitos para incríveis passeios a pé. Outro ponto alto da capital é a festa do Senhor Cristo dos Milagres, uma das maiores festas religiosas em Portugal e a mais importante dos Açores, que tem lugar no quinto domingo após a Páscoa. As pessoas preparam-se antecipadamente para esta festa colocando lençóis brancos nas janelas e é muito comum ver tudo no centro da ilha decorado com flores, folhas de árvores e por aí em diante. As tradições religiosas incluem missas e procissões, tudo em homenagem a Deus. Quanto às festividades populares, há diferentes actividades em que se pode participar, tais como música ao vivo, degustação da comida tradicional da região, inauguração das luzes na praça. Esta data na Ilha de São Miguel dos Açores é perfeita para desfrutar com a família e amigos. 

Santa Maria, também conhecida como Ilha Amarela, é uma baía protegida por praias de areia branca, águas quentes e uma paisagem montanhosa incrível. A sua bela capital, Vila do Porto, está rodeada por aldeias pitorescas como Espírito Santo, Santa Bárbara, Almagreira e São Pedro.

Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial

A ilha Terceira alberga a capital histórica dos Açores, Angra do Heroísmo,  fundada em 1534, declarada Património Mundial pela UNESCO; possui as fortalezas de São João Baptista e São Sebastião, datadas de 1600.

Um dos monumentos mais representativos que se pode encontrar na Ilha Terceira é o Monumento ao Toiro. Esta escultura, que tem mais de 10 metros de altura, presta homenagem à cultura tauromáquica da ilha. A escultura é composta por três touros dentro de um cilindro, cada um com direcções diferentes, cobertos de bronze. Na história do povo da Terceira, há a batalha da Salga, onde a vitória desta região dos Açores é atribuída aos touros selvagens ou rezes, pelo que também se refere a um símbolo de resistência para a sua história e para os seus habitantes.

Por outro lado, existe a Ilha Graciosa, um espaço cheio de paz e tranquilidade; o seu relevo atinge apenas 402 metros acima do nível do mar e tem amplos vales, casas tradicionais situadas nas encostas e belos moinhos de vento que se destacam entre a paisagem.

Em São Jorge, pode-se explorar uma área quase intacta, rica em beleza natural. Esta ilha é uma das favoritas para caminhadas e para apreciar a magnífica vista para as outras ilhas.

E se adora paisagens lunares, no Pico e no Fayal, poderá escalar os seus vulcões, enquanto o seu olhar se perde no oceano infinito.

Flores e Corvo

Conhecida como a ilha mais chuvosa de todo o arquipélago, a Ilha das Flores é um lugar mágico escondido entre vales profundos, picos altos e paisagens exuberantes, banhada por lagos e quedas de água que lhe tirarão o fôlego.

Ao mesmo tempo, a ilha do Corvo ergue-se do Atlântico para nos oferecer um canto pitoresco longe das multidões, cheio de casas com belas fachadas de pedra escura e os seus peculiares moinhos de vento.

The Homeboat Company: Hotel nos Açores

A The Homeboat Company Hotel nos Açores oferece uma experiência única de alojamento, com quartos em forma de barco, de frente para o mar.

Tem uma localização privilegiada em Ponta Delgada, a apenas 300 metros das Portas da Cidade e a 800 metros do santuário de Nossa Senhora da Esperança,oferecendo aos seus hóspedes um quarto equipado com todas as comodidades, para que possam descansar e relaxar depois de visitarem algumas das magníficas ilhas dos Açores.

Cada barco está equipado com casa de banho, TV, sala de jantar, cozinha equipada, ar condicionado, WiFi gratuito, estacionamento privado e acesso a um terraço superior com uma bela e reconfortante vista para o mar.  

Oferece ainda o  pequeno-almoço continental ou vegetariano e também fornece serviço de aluguer de automóveis, para tornar os seus passeios nas Ilhas dos Açores o mais agradável e seguro.

Sem dúvida, as ilhas dos Açores estão repletas de uma beleza insuperável que as torna verdadeiramente um paraíso, com um encanto selvagem bem preservado. Se gosta da natureza e de férias cheias de aventuras intensas, encontre o melhor e mais interessante alojamento com The Homeboat Company, contacte-nos e desfrute de uma estadia inesquecível!